Wednesday 16 August 2017

Si5351 Vfo Bforex


Universal VFO com base no Si5351 silabsSupport20DocumentsTechnicalDocsSi5351-B. pdf microchipwwwproductsDevices. aspxproductPIC16F1825 ak2b. blogspot. nl201504multi-featured-vfo. html Downloads: Hex file for 16F1825 clique aqui. Esquema clique aqui para a placa de controle e aqui para a placa Si5351. Este VFO é baseado no popular Si5351. Consiste em duas partes: a placa controladora e a placa Si5351. Ambos projetados por Joris (KTH rf-Design). Para os PCB8217 disponíveis, entre em contato com Joris (KTH rf-Design) no kthkit no xs4all dot nl A placa de controle possui um PIC 16F1825 a bordo e usa a popular tela OLED SSD1306. Como há duas versões do Si5351 dependendo da placa, da frequência x-tal e do endereço I2C, o software verifica qual é usado. A placa KTH-Si5351 está usando a Mouser Si5351 e um x-tal de 27 MHz, a placa Adafruit está usando um x-tal de 25 MHz. Existem 3 saídas de relógio disponíveis com as seguintes saídas: CLK0: Tx Frequência de saída de 1 8211 125 MHz (mesma frequência que na tela). CLK1: Primeiro Rx LO calculado a partir de CLK0 ou 8211 CLK2. CLK2: freqüência Rx IF. Por exemplo, 9 ou 10,7 MHz. Toda frequência é possível. Os dois botões são para Calibração e selecionando (e sintonizar) a freqüência IF. O alternador é para selecionar RIT. Com esta função, você pode ajustar a freqüência Rx separada da freqüência Tx. Abaixo você vê uma configuração de teste. Configuração do teste de VFO Si5351 (versão PIC) Versão Arduino disponível Por causa da popularidade do Arduino, reescrevo o software PIC para usar um Arduino-Nano. O software tem a mesma funcionalidade que a versão PIC. A versão Arduino é parcialmente baseada no software original MultiFeaturedVFO de Jason Mildrum, NT7S e Przemek Sadowski, SQ9NJE. Você encontra as configurações (freqüência x-tal e endereço I2C) para a placa Si5351 usada no arquivo si5351.h da biblioteca Jason8217s Si5351Arduino-master. Para baixar o esboço Arduino, clique aqui. Funções: 8211 Saída de 3 frequências diferentes (Tx, Rx, BFOLO) em CLK0-CLK2 8211 Selecione e sintonize BFOLO para qualquer freqüência IF 8211 Frequência Rx com base na função de calibração Tx-BFOLO 8211 (veja abaixo) 8211 função RIT (apenas Rx A frequência é ajustada com o tamanho de 100 Hz) Calibração: 8211 Pressione o botão de calibração 8211 A frequência será ajustada para a frequência X-tal 8211 Medir a frequência no CLK0 8211 Sintonizar a frequência medida e empurrar novamente o botão de calibração 8211 A calibração está pronta. Tag: si5351 Eu sei que as atualizações aqui foram extremamente esparsas. Por isso, peço desculpas. As coisas estão lentamente começando a se instalar em um novo normal por aqui, e eu consegui recuperar a capacidade de colocar o tempo de volta ao trabalho. Existe uma grande lista de tarefas no meu quadro branco, e muitas das coisas nessa lista dependem de melhorias e correções de erros para a biblioteca Si5351 Arduino. Então, essa foi a minha primeira prioridade quando eu mergulho meus dedos nos fundos da água. Havia alguns recursos do Si5351 que as versões antigas da biblioteca não suportavam, como todas as 8 saídas das variantes, excluindo o A3 e o VCXO da variante B. Além disso, existe um erro muito grande em como o algoritmo de sintonia lida com múltiplas saídas atribuídas ao mesmo PLL, o que faz com que os erros de sintonização ocorram. Portanto, eu decidi de uma só vez que eu precisava reescrever completamente o algoritmo de ajuste e adicionar suporte a tantos dos recursos negligenciados quanto pude antes de passar para outros projetos envolvendo o Si5351. Durante o último mês, eu tenho pirateado o código no meu tempo livre e estou feliz por finalmente poder anunciar que uma versão beta da biblioteca Si5351 Arduino v2.0.0 está pronta para uso público. Porque é uma mudança tão drástica para o código subjacente, a Id gostaria de tê-lo em versão beta limitada antes de fazer uma versão final através do Arduino Library Manager. Então, isso significa que se você quiser tentar (e eu encorajo você a fazê-lo), então você precisará instalá-lo manualmente, o que não é muito difícil. Vá aqui e clique no botão verde na parte superior direita que diz Clone ou faça o download. Selecione Transferir CEP. Em seguida, encontre onde no seu sistema de arquivos sua pasta de bibliotecas Arduino reside e exclua a pasta Etherkit Si5351 existente. Dentro do arquivo ZIP que você acabou de baixar, há uma pasta intitulada Si5351Arduino-libupdate. Descompacte esta pasta na pasta de bibliotecas Arduino e reinicie o IDE Arduino. Uma vez que este é um novo lançamento de versão principal, aproveitei a oportunidade para ajustar a interface um pouco, o que significa que você precisará ajustar seu código atual para trabalhar com a nova biblioteca (mas, felizmente, não é demais). Você encontrará os detalhes sobre como fazer isso aqui. Verifique a documentação atualizada na página GitHub. Como foi amplamente expandido e deve explicar todos os novos recursos em detalhes. Além disso, alguns novos esboços de exemplo foram adicionados à biblioteca, que você pode encontrar no local usual no Arduino IDE. Encorajo você a tentar a nova biblioteca em seus projetos existentes, já que deve ser um pouco mais racional e estável. Além disso, há muitas oportunidades para fazer novos projetos com os IC variantes B e C. Se você encontrar algum problema com a nova versão da biblioteca, gostaria de encorajá-lo a usar o recurso Problemas do GitHub para me informar para que eu possa concluir o mais rápido possível. Quando estou satisfeito de que não há grandes erros de apresentação no código, incorpore-o ao ramo mestre do repositório e marque-o para o lançamento através do Arduino Library Manager, mas preciso de ajuda para testá-lo antes que eu possa fazer isso. Uma vez que há uma versão estável desta versão da biblioteca na natureza, então eu poderia avançar com outros projetos com base nesse Si5351. Com sorte, algumas coisas mais interessantes virão deste barraco novamente no futuro próximo. Obrigado por toda sua ajuda e apoio Edit: um olhar exclusivo no processo de desenvolvimento: Compartilhe isso: se você não quisesse, eu gostaria de chamar sua atenção para minha última postagem no blog do Etherkit App Notes. Nele, detalho como criar uma farol WSPR de 10 mililitros usando nada mais do que o Etherkit Si5351A Breakout Board, um PC conectado à Internet e um filtro passa-baixa. Um projeto simples, mas que dá um pouco de diversão testando a ionosfera tendo em vista o custo e a complexidade. Eu não quero tirar a postagem, então eu vou aconselhá-lo a ir lá para lê-lo, mas a linha inferior é que com cerca de 10 mW, eu consegui obter um sinal decodificado a mais de 2000 milhas de distância. Lembro-me de ler as antigas façanhas do grupo QRPp em livros como o QRP Power. Onde você teve que ser realmente dedicado, organizado e bom em decodificar CW nas piores condições. Agora, temos o luxo de um modo como WSPR, o que nos permite fazer experimentos de propagação de mililitros sem quebrar o suor. Um ocioso pensou que eu tinha sobre isso é se seria viável colocar este transmissor na banda HiFER de 13 MHz (verifique o excelente tratamento de Dave AA7EEs sobre o assunto) e se isso seria algo que seria divertido e útil para que os schoolkids experimentassem com. Claro, é tecnicamente viável, mas eu gostaria de ter certeza de que 1) é legal e 2) haveria interesse em fazê-lo. Um único PCB poderia ser feito com uma saída Si5351A atenuada para cerca de 4,6 mW e baixa passagem filtrada para transmissão, enquanto outra saída poderia ser usada para dirigir um receptor de freqüência fixa simples com base no SA612. Deixe-me saber o que você pensa sobre isso nos comentários. Compartilhe isso: Tenho prazer em anunciar uma atualização para o Etherkit Si5351A Breakout Board com o oscilador de referência TCXO. Nas tábuas fabricadas antes de hoje (e as instaladas na iniciativa crowdfunded inicial), o TCXO utilizado era um Fox FOX924B-25,000. Funcionou bem e fez o trabalho que era suposto, mas tem uma falha em certas situações. O loop de compensação neste TCXO particular tem passos de ajuste de freqüência relativamente amplos que podem se tornar óbvios quando se usa o Si5351A Breakout Board em um modo de banda muito estreito, como o QRSS. Aqui está uma captura de tela da Argo mostrando o comportamento do Si5351A Breakout Board com o Fox TCXO ao enviar uma operadora em 28 MHz, desde um início a frio. Como você pode ver, à medida que o TCXO está se estabilizando para a temperatura de operação, o circuito de compensação ajusta a freqüência em etapas de curso relativas de cerca de 3 Hz ou mais. Uma vez que o TCXO é aquecido, ele sobe com menos freqüência, mas ainda ocasionalmente tem que freqüência correta, e faz isso em um salto de tamanho similar. Este TCXO ainda é bom para a maioria dos outros usos, como um VFO para um rádio SSBCW, mas não funciona tão bem para os modos MEPT, especialmente na faixa de freqüência superior do Si5351. No decorrer do desenvolvimento do OpenBeacon 2, determinei que precisaria encontrar um TCXO mais adequado para usar com o Si5351. Depois de tentar cerca de cinco osciladores diferentes, finalmente encontrei um substituto fantástico, e isso só custa um pouco mais do que o Fox TCXO. O Abracon ASTX-H11-25.000MHZ-T vem em uma embalagem menor do que a Fox FOX924B-25.000, mas ainda vai caber na pegada para X1 no Si5351A Breakout Board. Aqui você pode ver o mesmo teste que o descrito acima para o Abracon TCXO. Parece encontrar uma freqüência estável muito rapidamente e, o mais importante, você pode ver que o loop de compensação parece muito mais apertado, com correções de frequência muito mais rápidas e em incrementos menores. Você só pode ver um pouco de fuzz das correções de freqüência nesta trama de baixa largura de banda. Isso é muito, muito melhor para os modos MEPT. A partir de hoje, todas as tabelas Si5351A Breakout Boards com opção TCXO vendidas na loja Etherkit terão o Abracon TCXO, e o preço permanecerá igual em 15. Compartilhe isso: eu sei. Eu estava apenas começando a publicar um pouco no blog de forma semi-regular, e depois a queda. Me desculpe sobre isso. A campanha Si5351A Breakout Board consumiu quase todo o meu tempo de trabalho. Dada a quantidade limitada de tempo de trabalho real que eu tenho, algo teve que dar. Então, infelizmente, foi blogar. Há também notícias um pouco mais infelizes, bem como boas notícias. A má notícia é que não pretendo ter tempo para postar o máximo de posts que eu gostaria, então, por enquanto, o conteúdo irá diminuir um pouco. A boa notícia é que é porque vou concentrar meus esforços de blog para o novo site do Etherkit App Notes em appnotes. etherkit. Eu vou trabalhar muito para fornecer projetos de brincadeira divertidos que você pode construir usando os produtos Etherkit, começando com o Si5351A Breakout Board. E envolvendo outros produtos Etherkit à medida que eles estão online. Entretanto, tem sido muito animador ver todas as maneiras legais nas quais as pessoas estão incorporando o Tabuleiro Si5351A em seus próprios projetos. Por exemplo, heres uma postagem de blog maravilhosa e um vídeo de Mike N2HTT sobre como ele construiu VFO de várias bandas usando a placa e uma tela OLED de 128x64. Eu também recebi este link de Milão sobre como ele usa o quadro para assistir o seu dongle DVB-T para a recepção SDR. Isso lhe permitiu uma precisão de freqüência muito maior, bem como uma maneira de mudar ligeiramente a freqüência ref osc para ver quais sinais são externos e que são gerados internamente. Todas as coisas muito legais, eu não deixarei que este blog se desvaneia completamente, mas vou colocar o meu maior esforço no trabalho relacionado com Etherkit, então é onde você precisará procurar a maioria dos meus novos conteúdos. Obrigado por ler Compartilhe isso: Estou feliz em anunciar que abriu a campanha Etherkit Si5351A Breakout Board para contribuições. Pare com nossa página da Indiegogo para obter mais informações sobre o que oferecemos e como você pode ajudar a nos apoiar mesmo que você Não planeja comprar um kit. Nós fizemos um lançamento suave ontem à tarde no Twitter e tivemos uma resposta fenomenal Alcançamos nosso objetivo inicial de 500 de financiamento em cerca de 6 horas da minha publicação inicial no Twitter, indicando que a campanha estava aberta. Com alguma sorte, devemos ser capazes de atingir o objetivo do trecho no momento em que a campanha de 30 dias tenha decorrido. Gostaria de agradecer sinceramente a todos os que intensificaram o início da nossa campanha e aqueles que tomaram o tempo para retweet, blogar e publicar sobre a nossa campanha para listservs e outros meios de comunicação influentes. Estou totalmente humilhado pelo nível de apoio lá fora. Atualização: a partir de 1600 UTC 12 de janeiro de 2015, fizemos a primeira página do Indiegogo como uma campanha de tendências. Obrigado a todos que nos apoiaram. Atualização: a partir de 1830 UTC 12 de janeiro de 2015, atingimos o objetivo do trecho. Menos de 24 horas após o lançamento da campanha. Estamos fazendo melhor do que eu esperava Hora de eu ter codificação em breve. Compartilhe isso: apenas alguns dias atrás, eu finalmente recebi algumas das peças do TCXO que planejei usar com o Si5351A Breakout Board. Eu não tive nenhum problema em usar uma na placa de circuito protótipo restante que eu tenho, e à primeira vista pareceu bastante estável e também muito próximo da freqüência nominal (meu fator de correção para este era apenas 8 Hz a 10 MHz). As comparações diretas são sempre a melhor maneira de fazer as coisas, então eu corri o Si5351 com o TCXO através da minha câmara térmica no mesmo perfil que fiz no último teste na minha postagem no blog inicial. Em vez de escrever uma nova postagem no blog, atualizei a publicação original para manter esses dados juntos, o que será útil para referência futura. Sair e olhar para a atualização na parte inferior da publicação original. Obrigado Compartilhe isso: Ao analisar as análises aqui no blog, notei um termo de pesquisa que vem acontecendo regularmente perto do topo: Filadélfia Si5351. Percebendo que eu ainda não apresentou dados sobre isso, pareceu um bom momento para derrubar este, uma vez que não é tão difícil de fazer uma medida. Parecia ser uma idéia sábia escolher freqüências de saída que não estavam harmonicamente relacionadas, então eu decidi as seguintes saídas: CLK0: 22.444555 MHz CLK1: 10.140123 MHz CLK2: 57.456789 MHz Cada saída foi ajustada para a corrente máxima de 8 mA e cada uma Um estava trancado para PLLA, que foi fixado em 900 MHz. O procedimento de medição foi simples. Eu liguei o analisador de espectro para cada saída sequencialmente. As saídas não utilizadas foram encerradas em 50. Para cada medida, usei um marcador delta para medir a diferença de amplitude entre o sinal desejado dessa saída e as freqüências das outras duas saídas. Além disso, permitam-me apresentar as parcelas do analisador de espectro. Eu pensei que talvez essas medidas fossem o melhor dos casos, e que deixar as portas de saída não utilizadas não concluídas poderia produzir um desempenho ainda pior, mas acabou errado. Abaixo estão as mesmas medidas, mas com um circuito aberto nas portas não utilizadas. Não tenho certeza do que fazer com isso. Na prática, eu não vi nenhum problema nos meus receptores até agora, que eu posso rastrear de volta para crosstalk de canais adjacentes. Claro, isso provavelmente não acontecerá em um receptor de alto desempenho, mas se você quisesse usar o Si5351 em um receptor desse tipo, talvez você pudesse encontrar uma maneira de colocar dois ou mais em um ônibus I2C ao mesmo tempo, então use apenas um Saída de cada um. Meu conselho seria desligar todos os canais que você não está usando atualmente, apenas para manter as outras saídas limpas. Não tenho dúvidas de que esses dados serão mais munições para aqueles que estão convencidos de que o Si5351 é um LO LOVA. Eu paro onde eu sempre tenho: este é um IC excelente pelo preço e você tem dificuldade em encontrar essa capacidade e estabilidade para um preço tão baixo em qualquer outro lugar. Se, sabendo suas limitações, o Si5351 atende às suas necessidades, então excelente. Se não, isso também é bom. Nem eu, nem ninguém mais que ouvi, sugeriu que o Si5351 é uma panaceia ou um substituto para um oscilador melhor, como o Si570. É outra ferramenta a ser colocada em nossa caixa de ferramentas na busca para permanecer relevante com a marcha da tecnologia. Foi feito um pouco de trabalho na quantificação do desempenho do Si5351 para o uso do rádio amador, dentro das limitações de nossos laboratórios domésticos modestos. Algo que você não vê feito com muitos outros novos componentes nos dias de hoje. Eu cometi erros ou negligenciei algumas coisas quase que certamente. Ainda estou aprendendo a aplicar uma disciplina de medição rigorosa sobre todas as minhas atividades de construção séria, então também é um processo de aprendizado para mim. Se você tem alguma crítica construtiva de qualquer uma das minhas medidas ou sinto que abandonei as coisas, eu aceito absolutamente um e-mail ou comentário no blog. Vamos tentar manter-nos altos padrões como experimentadores domésticos sem ser indevidamente negativos, como muitos de nós continuamos na jornada de experimentação de RF. Compartilhe isso: Heres the post Eu sei que muitos de vocês esperaram. O zumbido em torno do Si5351 vem aumentando em um clipe muito rápido durante o último mês, mas muitos homebrewers hesitaram em usá-lo em seus projetos porque um parâmetro crítico ainda não foi medido: ruído de fase. As medidas de ruído de fase parecem ser uma das menos facilmente acessíveis para o típico hamburguer de casas de presunto, mas, felizmente, para nós, temos em nossas fileiras alguns engenheiros com acesso a equipamentos excelentes de TampM que a maioria de nós nunca poderia pagar para o nosso banco de trabalho doméstico . Thomas LA3PNA conseguiu me colocar em contato com um desses engenheiros, John Miles KE5FX. Não sei muito sobre o John, mas devo, como parece que ele desenvolveu o dispositivo de medição de ruído da fase TimePod e o software de análise TimeLab (que é muito liso, devo dizer). John foi generoso o suficiente para fazer uma variedade de medições de ruído de fase no Si5351A Breakout Board que o enviei. Abaixo, apresento algumas tramas da medição de ruído de fase que foram tomadas em várias freqüências e sob algumas condições diferentes. Antes de chegar a um breve comentário, aqui estão as parcelas. As duas primeiras parcelas foram tiradas a 3 MHz, primeiro com corrente de saída de 2 mA e corrente de saída de 8 mA. Em seguida, você encontrará 10 MHz, 13,371 MHz (em modos de divisão fracionária e inteira), 14 MHz, 100 MHz e, em seguida, um gráfico composto de todos os traços diferentes. Eu acredito que as parcelas falam por si mesmas bastante bem. Se você compara esses resultados com os receptores da mesa de recepção da Sherwood Engineering. Eu acho que você verá que o Si5351 se absolve muito bem por uma parte tão barata. Pessoalmente, acho que o Si5351 é eminentemente utilizável para muitos aplicativos de receptor, exceto talvez o mais alto desempenho. Certamente pelo preço, será extremamente difícil de vencer. Espero que isso motive aqueles que estão sentados na cerca para decidir se o Si5351 atenderá às suas necessidades. Finalmente, gostaria de compartilhar um novo vídeo do Si5351 em ação, cortesia do prolífico construtor Pete N6QW. Heres Pete tendo o primeiro QSO com sua nova plataforma SSB QRP construída usando uma das placas Adventures Si5351A Adafruit: Gostaria de agradecer sinceramente ao KE5FX por tomar o tempo para fazer essas medidas para a comunidade e por me permitir compartilhar com você . Se você tiver alguma idéia de medidas críticas de ruído de fase que não estão incluídas aqui, deixe-me saber nos comentários e talvez possamos obter aqueles feitos também. Edit: Eu não mencionei que essas medidas foram tomadas com um cristal ECS de 25 MHz simples como o oscilador de referência. Com um oscilador de referência de qualidade superior, seria de esperar um melhor desempenho de ruído de fase. Compartilhe isso: eu não tenho uma tonelada de novas atualizações para você do banco NT7S, mas eu queria dar uma chance para um erro no Si5351A Breakout Board Rev B e informá-lo sobre algumas coisas interessantes que se preparam na cena Si5351 . Quando criei Rev B do Si5351A Breakout Board, tentei criar uma pegada de PCB que permitiria a dupla utilização tanto do cristal de oscilador de referência ECS de 25 MHz padrão, como também de um TCXO de 25 MHz com a mesma pegada. Era quase um bom plano, mas de alguma forma desconsiderei um detalhe. No TCXO, o VCC é aplicado ao pino 4 e a terra é o pino 2. Infelizmente, no cristal ECS, esses dois pinos parecem estar conectados internamente, mas eu perdi isso. Então, se você quiser usar o cristal ECS com a placa, você pode simplesmente cortar o rastreamento fornecendo 3.3V para o pino 4 da pegada, e seu Si5351 funcionará bem. Caso contrário, o trilho de alimentação será em curto-circuito para terra e você terá uma placa infeliz. Peço desculpas por esse descuido e trabalharei para obter um PCB corrigido no OSH Park no futuro próximo. Em notícias mais felizes, parece-me que o interesse no Si5351 está finalmente começando a realmente ganhar impulso. Eu tive um número razoável de contatos de homebrewers de presunto com perguntas sobre o Si5351 e compartilhar suas experiências com o IC até agora. Embora eu não me inscreva, eu ouvi dizer que há um pouco de conversa na lista de correios Farhans Minima sobre a possibilidade de substituir o Si570 atual por um Si5351. Dado que o Minima deve ser um equipamento minimalista, acho que isso faz muito sentido. Até mesmo algumas postagens de blog de outros estão saindo agora. Por exemplo, o sempre divertido blog de Shack Nasties por M0XPD agora tem algumas postagens de blog sobre a experimentação inicial com o Si5351 em um transceptor. Gostaria de colocar o blog Pauls no seu leitor de feeds se eu fosse você, mesmo se você só estiver interessado em experimentar RF em geral. Este deve ser um bom horário para o pequeno relógio IC barato e alegre. Eu vou estar experimentando com isso no próximo CC1. Ele deve funcionar de forma excelente, com uma saída para o VFO, um para o BFO e o último para a unidade de TX. Como sempre, fique de olho no blog e na minha conta no Twitter para obter mais atualizações. Compartilhe isso: faz um tempo desde que eu postei um desses. Eu entendo que as coisas ficaram bastante silenciosas aqui nos últimos meses, então eu queria que todos saibam que ainda não estou morto. Na verdade, tenho trabalhado no Etherkit uma quantidade razoável em segundo plano, e isso tem desperdiçado a maior parte do meu tempo de trabalho livre. Eu sei que as coisas pareciam estagnadas, mas entenda que eu tenho vindo a colocar o tempo para renovar o negócio e trazer algumas novidades emocionantes para o Etherkit. Eu tenho alguns projetos diferentes e paralelos no momento. Em breve vou comprometer-me com um deles e avançar com isso, dependendo de como as coisas se espalham. Eu suspeito que eu tenho mais a dizer sobre o assunto em menos de um mês, onde Etherkit irá no futuro. Em notícias relacionadas, eu tive algumas pessoas perguntando sobre o que está acontecendo com o CC1. Peço desculpas pelo fato de o CC1 ser um grande número de vaporware. Para ser franco, foi o projeto mais frustrante no qual eu já trabalhei, mas acredito fortemente o suficiente para tentar acabar com isso. Neste ponto, tanto quanto eu me diverti com o BF998, acredito que, para tornar o CC1 o rádio que eu quero, eu vou ter que abandonar o uso do BF998 como misturadores e mudar para um design de mixer equilibrado , Provavelmente o ADE-1. Eu também estou olhando para adicionar uma pequena tela OLED ao rádio, o que também exigirá um grande redesign para o layout mecânico do rádio (Provavelmente, acabo fazendo o design TFR típico, como KX1, KX3, etc.). Eu também estou impressionado com o Si5351A que vou tentar usar isso como o novo VFO e BFO. Um novo protótipo CC1 está apenas começando no banco agora, então deve ser interessante ver como funciona. Posso publicar algumas fotos e vídeos de progresso no meu feed do Twitter e no blog, conforme apropriado. Obrigado por ficar aqui comigo. Tem sido um verdadeiro desafio tentar administrar um negócio enquanto também era um cuidador de tempo integral para meus dois meninos. Eu diria que eu não tenho tido muito sucesso em fazer os dois, então, naturalmente, o negócio tomou o banco traseiro. Mas agora que meus meninos estão envelhecendo (Noah tem 4 anos e Eli é 2,5, você pode acreditar), eu posso gastar um pouco mais de tempo durante o dia dando negócios. As coisas irão avançar. Compartilhe isto: navegação de posts

No comments:

Post a Comment